Curso de Teatro Piancó "O Despertar do Artista"

Por Junior Aguiar

Vamos fazer teatro juntos!

Serão 25 encontros pedagógicos-criativos para montagem de espetáculos solos ou performances. As propostas serão desenvolvidas por cada participante durante a vivência no curso que será finalizado com uma imersão/retiro, de 4 dias, na residência Casa de Xamanismo Centro da Terra, em Aldeia.

O curso também se desenvolve numa plataforma ON LINE, dentro de um grupo fechado no facebook. São publicações diárias com o conteúdo sendo disponibilizado dentro do grupo em posts ou vídeos. O curso possui abordagem progressista, com visão holística, valorizando o ensino/criação com pesquisa. Apesar de iniciatório ao tema, apresenta uma visão global.

O curso tem como diferencial oferecer um conjunto de experiências-vivências que, na parte final, integra refinada gastronomia e hospedagem dentro de um retiro/residência de 4 dias na região serrana de Aldeia. E apresentação das pesquisas e processos criativos de cada participante, num espetáculo final, no acolhedor Teatro Capiba.
Com foco no trabalho do autoconhecimento, na conexão da intuição com o rigor que a linguagem do teatro exige na sua prática de sistematização interdisciplinar.

O nome do curso, remete ao idioma tupi-guarani, cuja palavra PIANCÓ, significa“pássaro que canta”. O curso tem como subtítulo, a expressão “o despertar do artista”, termo preciso para descrever o que os alunos/participantes irão vivenciar. O objetivo principal é fazer despertar o artista de cada pessoa, fazer o seu “canto” ressoar integrando o EU (dimensão psicológica), a Pessoa (dimensão ética), o Cidadão (dimensão política) e o Sujeito(dimensão filosófica) de cada participante.

Na ementa, sublinhamos a arte e a educação como elementos norteadores; averiguar a estrutura e o processo dos aspectos fundamentais que constituem um projeto de pesquisa artístico; tópicos relevantes da História do teatro e de algumas teorias fundamentadas na cena moderna; enfim, usar o teatro como forma de comunicação, diálogo e encontro com a sociedade, para, por fim, vislumbrar linhas e tendências para o teatro contemporâneo que desejamos apresentar.

O curso atende a quem busca novas experiências pedagógicas, iniciando ou aperfeiçoando sua formação profissional, mesmo atuando em outras áreas, transformar uma ideia em performance/espetáculo; combater a timidez, a ansiedade e a procrastinação; receber certificação para currículo e portfólio, investindo na sua capacitação por preço bastante acessível.

Sobre Júnior Aguiar / Coletivo Grão Comum
Jornalista, diretor, preparador de elenco, ator e pesquisador da área de Comunicação Social, habilitado em Jornalismo, especializado em Docência no Ensino Superior. É o coordenador pedagógico da Casa de Xamanismo Centro da Terra. Com 38 anos de idade, e 23 anos de carreira no teatro, fundou com outros artistas, em 2008, o Coletivo Grão Comum, com vasto repertório de espetáculos premiados e apresentados no Brasil e no Exterior. Atualmente, desenvolve a pesquisa da Trilogia Vermelha, no qual encenou e atuou nos três espetáculos. As obras tiveram grande repercussão por reagrupar e reler a importância de consciências locais, regionais, nacionais e internacionais, como foi a vida e obra de três emblemáticos nordestinos mundialmente reconhecidos: o cineasta baiano Glauber Rocha, o educador pernambucano Paulo Freire e o bispo cearense Dom Helder Camara. Em 2017, convidado pelo SESC, ministrou dentro das comemorações da 10º Mostra Capiba de Artes, a oficina O Solo do Ator: o que você tem a dizer?

 

Serviço:
Duração - 3 meses e 15 dias
Inicio: 16 de Agosto
TER e QUI - 19h00 às 21h30 

Investimento: 3 X R$150,00 + R$ 75,00*
*Retiro
Contato: Junior Aguiar = 81 9534-6054
Local: Maumau | Sala Monstra
Rua Nicarágua, 173, Espinheiro
Recife-PE

Atividades recentes