“A prensa é inimiga da perfeição”
Esse é o lema da Gráfica Lenta, que surgiu por iniciativa do artista Maurício Castro, em abril de 2014. A Gráfica Lenta além de produzir gravuras, tem um posicionamento político e social, que preza por uma desaceleração. Um respeito ao nosso tempo. Um tempo de criação mais lento. Mais humano.
Entre árvores, gatos e goivas, tintas, papéis e prensa: um mundo de possibilidades! Este é o ambiente de trabalho da Gráfica Lenta. Nosso ateliê fica no quintal da Maumau. Às vezes numa intensa produção de gravuras, às vezes só no balanço rede...
Um encontro entre artistas, com traços e experiências diversas, acontece semanalmente. Toda terça-feira. O que acaba por gerar uma troca de conhecimento e técnica de forma fluida e natural. Aqui não há formato certo. Às vezes, o erro é bem vindo! A idéia, o desenho, o linóleo. Os testes de impressão. Entre um almoço ou um café, lá vai a gravura ganhando vida.
Estes encontros são abertos ao público, e tem por intuito estimular a produção de gravuras através de ações compartilhadas inclusive na manutenção do ateliê. Por ter um caráter expansivo, a Gráfica Lenta foi agregando muitxs artistas! Uns passam, outres ficam, outres saem e voltam morrendo de saudade! Né?!
Somos um coletivo aberto e mutante.
Se você tem interesse em fazer gravura, seja bem vinde!