Quintal Sabiá

Devido a pandemia, este projeto não chegou a ser realizado. Está suspenso, com previsão de retorno para o inicio de 2022

"Eles passarão, eu passarinho"
Mário Quintana


Pensamos em contemplar o nome do espaço, que se refere à um passarinho que vive livre e está muito presente nos centros urbanos.

Projeto Artístico-pedagógico Quintal Sabiá

O sabiá é um passarinho que vive livre e está muito presente nos centros urbanos. Sendo a liberdade o ponto de partida para nossa proposta pedagogica, o ‘Quintal Sabiá’ abre suas asas e lança vôo para uma pedagogia livre!
O Quintal Sabiá é contraturno voltado para crianças de 04 a 10 anos, localizado dentro do nosso espaço de artes, no bairro do Espinheiro, no Recife. 

A Maumau desde o inicio, em 2009, tem propostas de arte educação para crianças, como o projeto Tardes de Quintal, uma colônia de férias com oficinas de arte. Há alguns anos acontece também, regularmente toda sexta, o Tangolomango, curso de teatro, com a are-educadora Gabi Cabral. Assim, esse quintal repleto de experiências, sentidos e fruição artística está chegando para ampliar as possibilidades de interações e conhecimentos na infância.
O Quintal Sabiá traz assim, uma proposta de contraturno, de segunda à sexta, e tem como principal objetivo resgatar uma ‘infância de quintal’ aliada à intenção de promover a expressão e aprendizado através das mais diversas linguagens artísticas.
Num ambiente que estimula a liberdade, sem abrir mão do cuidado, o público infantil será contemplado com um espaço integrado à natureza, repleto de artes como: imagens, pinturas, contação de histórias, dança, teatro e musicalidade.
A cada dia da semana desenvolvemos um eixo artístico com base no conviver, brincar e explorar de forma colaborativa, dando voz à criança e ao seu pensamento singular. Contamos com uma equipe de arte-educadorxs e pesquisadorxs interessadxs em desenvolver uma pedagogia baseada na essência infantil, desenvolvendo campos de aprendizagem com base no corpo, pensamento e imaginação”.

SOBRE A EQUIPE
Bia Lima
Educadora graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPE, realiza
pesquisas acerca do brincar e da relação da arte na infância em espaços urbanos e
naturais. Atua como arte educadora em espaços formais e não formais e desde 2011 iniciou
sua trajetória por escolas, museus e espaços expositivos como o Museu de Arte Moderna
Aloísio Magalhães (MAMAM), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Casa das Asas,
Escola Mater Christi, Escola Encontro, Colégio Equipe, Projeto Brinqueducar (Prefeitura do
Recife) entre outros. Em 2019 fundou o projeto VARAL junto com Camila Storck no qual tem
como pilar o respeito à potência dos processos artísticos de cada ser e na valorização da
infância plena.

Gabi Cabral
Licenciada em Educação Artística Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) especialização em Arteterapia (2007/2009).
Mais de quinze anos de atuação na área teatral na cidade, onde vivenciou diversas produções culturais como atriz, performer e encenadora.
Formadora de professores na Educação Infantil/ Ensino Fundamental e EJA, na área de teatro educação, pela Prefeitura do Recife/Governo do Estado/PE.
Professora de Escolinha de Teatro em escolas particulares da RMR.
Professora de expressão corporal e teatro em ONGS.
Atriz performer
Arte terapeuta formada pela instituição POMAR/RJ, experiência com jovens do grupo social ÁRIA e Galeria Peligro.

Gabriela Holanda
É dançarina, performer, atriz, figurinista e arte-educadora. Mestre (UFBA, 2019) e licenciada (UFPE, 2014) em Artes Cênicas, tem fluido pela improvisação cênica, composição em dança contemporânea, performance, educação somática e ecologia. Arte-educadora desde 2014, é professora de teatro, dança e expressão corporal, em escolas regular e ONGs, ensinando para diversos públicos, em especial, crianças de 4 a 12 anos e com foco em saúde mental. É professora na Escola Encontro e Adepe e foi arte-educadora no Ethos e Colégio Motivo. Gabriela é criadora do projeto Sopro d’Água, o qual entrelaça dança, performance, fotografia e ecologia, assim como diversos modos de compor em dança, num mesmo processo criativo. Foi integrante do Grupo Totem (2011-17) e do Improvisatório PE-PB (2014-15). Desde 2012 é figurinista em criações de dança, teatro e cinema.

Juan Eduardo Saucedo Autodidata e pesquisador da dança há mais de uma década. Está em processo de formação em Movimento autêntico. É malabarista e terapeuta holístico energético. Já frequentou diversos cursos e oficinas de circo, teatro e dança. Atua em grupos de dança e performance. É artesão de brinquedos populares e pai de três crianças.
Irma Brown
Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE, é artista de trânsito livre. Seu trabalho se funde em diversas linguagens, como performance, vídeo, fotografia e poesia. Trabalha também com serigrafia e gravura. Não por coincidência, é gestora e fundadora da Galeria Maumau, onde mora e coordena atividades de artes e educação desde 2009.

Olívia Melo Arte educadora, facilita vivências de expressão artística. Licenciada em Artes Plásticas pela UFPE, fez formação em Pedagogia Waldorf e é pós graduanda em Arteterapia em Saúde e Educação. Tem experiência como professora de arte em escolas particulares do Recife (Colégio Contato, Escola Mater Christ, Jardim Alecrim, Escola Encontro e Colégio Ethos) e escolas públicas municipais de Olinda, hospital e oficinas livres, atuando com diversos públicos: crianças, adolescentes, idosos e saúde mental. Além disso, é encantada pelo olhar explorador da infância e pesquisa as transformações sensíveis que a arte proporciona no desenvolvimento humano.

Irma Brown Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFPE, é gestora e fundadora da Galeria Maumau, onde mora e coordena atividades de artes e educação desde 2009.
É artista visual, articuladora e produtora cultural. Já participou de diversos projetos coletivos, com frequência retomando o corpo como matéria de estudo e criação. Utiliza o vídeo como suporte para muitos de seus trabalhos.

 

 

 

 

Outros Projetos

Lançamento de Artista

Edital de Artes voltado para artistas pernambucanos que nunca realizaram uma exposição individual. É pautado em…

Prato de Artista

Nascido dentro do projeto Cozinha de Quintal, idealizado por Irma Brown e Daniela Azevedo, o Prato de Artista teve…

Bola de Cristal

Com tanta crise política e social, fica cada vez mais evidente a nossa necessidade de autocuidado. Foi com esse…

Festas

"Não é festa! É exposição" Quem frequentou a casa, ja deve ter participado de alguma “exposição festa”, afinal, essa…

Tardes de Quintal

Colônia de férias para Crianças. Tem o objetivo de resgatar uma infância mais espontânea, livre da pressão tecnológica…

Tangolomango

O Curso de Teatro Tangolomango está em funcionamento na Galeria Maumau desde Julho de 2018 e tem a proposta de oferecer…

Agroecologia - Horta Urbana

Aqui nós plantamos! Em nosso quintal há árvores frutíferas como bananeira, mangueira, jambeiro, limoeiro, pé de…

Cena Espontânea

O Cena Espontânea foi um projeto de oficinas de Teatro Espontâneo para jovens estudantes iniciantes na linguagem…

Cinecão

O Cinecão é a principal linha de ação audiovisual da Maumau,  foi criado em  2012 por Irma Brown que convida a artista…

Maumau Laboratório

Maumau Laboratório tem uma programação voltada para a manutenção do espaço físico. São laboratórios de experimentação…