Ulook: uma desfile-cortejo por Beto Normal

No próximo domingo (1º.de Maio), o estilista Beto Normal realiza desfile-cortejo na ciclovia da sua nova pocket coleção: U-LOOK, criada para uma gangue de bikers que atua na cidade do Recife como angels, num presente distópico e urgente.

Incentivada pelo Funcultura, a coleção proposta é inspirada em ciclistas-ativistas de diferentes classes sociais que adotam diariamente a bicicleta como meio de transporte e que vêm se unindo e se engajando em discussões a respeito da mobilidade na cidade do Recife. Para criá-la, o estilista aprofundou sua pesquisa sobre modelagens e o uso de materiais capazes de atender as necessidades de mobilidade, conforto e segurança demandadas pelo vestir do ciclista-cidadão e que, ao mesmo tempo, se ajustassem ao clima da cidade do Recife.

As peças da coleção, dezesseis looks no total, foram confeccionadas em tecidos naturais – linho, algodão e índigo – e com material refletivo de segurança, largamente empregado no uniforme de operários urbanos. Câmaras de ar de bicicletas e embalagens de café também foram utilizadas nas roupas e acessórios. A cartela de cores escolhida para a coleção é composta pelo laranja, rosa, verde, azul, preto e dourado.

Roupa atenta à urgência de um convívio civilizado e afetivo entre todes que circulam na cidade, Beto Normal idealizou para o U-LOOK a criação de peças sem gênero (genderless). Com formas confortáveis, itens como macacões, bermudas, camisetas, vestidos, camisões, saia-calça, capa de chuva e chapéus serão utilizados como expressão da diversidade e urbanidade existente na cidade do Recife. 

Lançamento - A coleção será lançada domingo, 1º. de maio, com um desfile-cortejo sobre duas rodas. A concentração está marcada para às 15h00, no Galeria Maumau. Acompanhados por uma bicicleta equipada com som veiculando trilha sonora, de lá os ciclistas-modelos e voluntários, em sua maioria ativistas da causa biker, pedalarão pela ciclovia do Museu do Estado de Pernambuco. até o Marco Zero, onde ocorrerá a performance final.

Depois da exibição das peças da coleção, o percurso será retomado em direção à sede da Ameclico – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, localizada rua da Aurora, 529, loja 2- Santo Amaro, que comemora no dia 1º. de maio, nove anos de existência.

Ação de acessibilidade - Ao longo do percurso pela ciclovia e durante o desfile no Marco Zero, estará sendo transmitida ao vivo a audiodescrição dos looks criados pelo estilista com o intuito de possibilitar a participação de pessoas com deficiência visual durante o evento de lançamento da coleção.

Beto Normal - É estilista e figurinista desde meados dos anos 1990. Trabalha com retalhos e peças de tecidos descartado da indústria têxtil resignificando-os. Em seu ofício emprega a técnica de moulage e modelagem plana, misturando-as em peças únicas e autorais. Suas coleções sempre foram lançadas em eventos realizados em espaços públicos com o intuito de oferecer a um público diverso a fruição de um desfile de moda. Como figurinista, colaborou em diversas obras do audiovisual pernambucano. Ciclista-ativista, em o U-LOOK, Beto Normal propôs focar seu olhar sobre o universo biker e captar a atmosfera de uma Recife caótica para criar uma coleção predominantemente rua.

Serviço:
U-LOOK, pocket coleção de Beto Normal. Desfile-cortejo na ciclovia.
1º. de Maio | Domingo
Saída | 15h00 | Galeria Maumau (concetração a partir das 14h

Trajeto: Museu do Estado de Pernambuco| Marco Zero | Ameciclo

 

 

Atividades recentes