Pré-estreia nova sinfonia cotidiana documentário-experimental

Realizado inteiramente através de encontros virtuais e imagens de arquivo de seis mulheres diversas e uma pessoa não binária que partilharam alguns dos seus atravessamentos nesta pandemia

O curta documentário-experimental (29'') nova sinfonia cotidiana pré-estreia online nesta quinta-feira (11/11) também com uma exibição in loco na Mau Mau Galeria, espaço de convergência e experimentação artística que começa a retomar as suas atividades presenciais. A casa abre às 19h com Dhuzati na cozinha e o DJ Victor Zalma no som.

A sessão está marcada às 20h30, seguida de uma roda de conversa sobre o processo criativo do filme - inteiramente realizado através de encontros virtuais e imagens de arquivo de seis mulheres diversas e uma pessoa não binária que partilharam alguns dos seus atravessamentos nesta nesta pandemia. O link do filme seguirá disponível no youtube da Deriva Filmes, Arte e Cultura até a meia noite deste sábado (13/11).

Além das diretoras-personagens Caroline Oliveira e Janaína Quetzal, as demais personagens confirmadas nesta sessão-roda- celebração são a artista Aline Feitosa, a vereadora do PSOL Dani Portela e a auxiliar de serviços gerais Telma Bezerra. A multiartista Sophia William e u cantore Luiza Fittipaldi seguem, por hora, apenas nas trocas virtuais. Também haverá a presença da montadora-artista Isabela Stampanoni, da designer Priscila Gonzaga, entre outres da equipe técnica.

+SOBRE

nova sinfonia cotidiana é uma pesquisa artística que se vale do dispositivo de uma "bibliomancia performativa" com o célebre livro Mulheres que Correm com Lobos, da psicanalista junguiana Clarissa Pinkola Estés. Aludindo, assim, às poéticas do acaso sempre tão expressivas na arte. E procura experimentar com as novas tecnologias e os elos virtuais através das redes sociais, videochamadas e conferências, lives, entre outros artifícios tecnológicos enquanto possibilidades estéticas.

Foca numa polifonia de vozes sobrepostas e o que há de uníssono entre uma diversidade de mulheres e/ou pessoas não

binárias. Intenciona realizar um tipo de cartografia afetiva- histórica, reflexiva e solidária, ao mesmo tempo que aguça os ouvidos e olha à arte-vida que vibra nas micropolíticas cotidianas. Adentrando, assim, numa dimensão performativa da jornada existencial para fortalecer o apoio e cura entre as pessoas, tanto quanto o debate relativo à estrutura histórica e econômica arraigada no patriarcalismo-capitalismo – na qual a mulher, a pessoa trans e/ou não binária ainda segue desvantajosamente enquadrada.

Nesta edição PE (Pernambuco), desdobra-se numa obra documental de 29 minutos que costura simbologias com imagens de arquivo produzidas pelas próprias personagens até o período pandêmico de Maio de 2021, criando elos com trechos do filme "Meshes of the afternoon" da artista-cineasta Maya Deren.

SINOPSE

Arte-vida, poéticas do cotidiano e do acaso, micro-políticas e tessituras de sororidade em rede enquanto possibilidades estético-curativas. Mulheres diversas, uma pessoa não binária e as suas vivências singulares e em comum. nova sinfonia cotidiana é composta por partilhas reflexivas através de encontros pelo zoom, evocando uma dimensão performativa da vida. Fundamenta-se no conteúdo arquetípico e oracular do livro Mulheres que Correm com Lobos, de Clarissa Pinkola Estés.

SERVIÇO:
O quê?
Pré estreia on-line e presencial do curta documental- experimental nova sinfonia cotidiana com 29 minutos de duração, dirigido por Caroline Oliveira e Janaína Quetzal. Roda de conversa após a sessão, com algumas personagens e parte da equipe técnica in loco.
Música com o dj Victor Zalma e cozinha por Dhuzati

Onde? MauMau Galeria: R. Nicarágua, 173 - Espinheiro, Recife - PE, 52020-190
Que horas? Casa aberta às 19h. Sessão às 20h30
Texto-contato: caroline oliveira | cel/zap 81 9 9496 5054
caroline.mjdeoliveira@gmail.com instagram:@carolmjdeoliveira

Atividades recentes