O Peso e o Voo

Por Ana Nogueira

Em O Peso e O Voo, a artista Laura Melo reflete sobre ser mãe e artista

 

                  A exposição O Peso e o Voo da artista Laura Melo ocupa a Galeria Maumau, no Recife, a partir desta quinta-feira, dia 8. Compõem a exposição obras em Arte Têxtil, confeccionadas em pedras, cerâmica e fibras, que materializam reflexões sobre a função da maternidade e os movimentos que ela impõe na vida profissional. Falam sobre ser mulher, artista e mãe, sobretudo durante uma crise mundial de saúde, como a pandemia da Covid, período em que a exposição começou a ser gestada. A programação artístico-pedagógica da mostra, que segue até 24 de maio, aprofunda as reflexões sobre o tema, com bate-papo, performance, modelo vivo com o Grupo Risco! e visita guiada com audiodescrição.

                  Cada obra de O Peso e o Voo está impregnada de significados que contam uma história iniciada no período de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19, com uma rede de apoio virtual formada por artistas pernambucanas, que além do fato de serem mulheres, são mães. Questões que emergiram destas conversas, como vida doméstica X produção artística, relação entre feminismo e arte têxtil e a singularidade na forma de produzir de cada uma, inspiraram a artista Laura Melo a promover encontros presenciais no formato de residências artísticas para botar a mão na massa enquanto refletiam sobre textos feministas em torno do tema.

                  O Ateliê de Águas Belas, de Christina Machado, no Recife, e o Sítio Ágatha, Espaço afroecológico, militante, feminista e antirracista, localizado em Tracunhaém, representado por Luiza Cavalcante, sediaram as residências, da qual participaram as artistas Ana Carvalho, Christina Machado, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Laura Melo, Priscilla Buhr e Rayana Rayo, além de Luiza Cavalcante.

                  Das leituras de Audre Lorde, feminista norteamericana que nos anos de 1960 falava da necessidade e do desejo das mulheres de compartilhar um poder, uma força, que estivesse além da função materna, veio o mote para o nome da exposição. “O Peso seria a função da maternidade, implicando na atuação das profissionais das artes. E o Voo, o entendimento de que a arte não é um luxo, mas uma forma de expressar o que sentem diante de um mundo tão violento com elas. Dessa forma, ao observar a realidade de tantas artistas mães surgiu a ideia de construir uma obra que nasceu com os fios desses diálogos com outras artistas”, destaca Laura Melo.

                  Performance – Integram as atividades artísticas e pedagógicas da mostra, a performance O Peso e o Voo, de Laura Melo, no sábado, dia 17, quando a artista irá performar vestida com a obra síntese da exposição, um manto vermelho confeccionado em crochê, em cujas tramas serão inseridas pequenas pedras. Uma referência às pedras que chegavam diariamente nas mochilas escolares dos filhos de Laura. Guardamos as pedras como uma espécie de tesouro e foi olhando para elas que comecei a pensar na composição do manto. A partir da ideia do manto, o projeto foi tomando forma e puxando reflexões sobre essa relação entre pesos e conquistas”, afirma a artista.

                  Durante a performance, haverá a intervenção do Grupo Risco!, que fará uma sessão de desenho com modelo vivo, registrando as poses propostas pela artista. Em seguida, haverá um bate-papo conduzido por Maíra Bruce com a presença de Laura Melo e o grupo de mulheres que participou das residências artísticas. O bate-papo terá a mediação de Bruna Pedrosa, que também irá publicar um texto crítico sobre a exposição, onde articula questões sobre a Arte Têxtil e a maternidade. Toda a atividade terá acessibilidade em Libras.

                  No dia 24, Vanessa Marques, da Ferva Acessibilidade, conduz uma visita guiada com audiodescrição à exposição e mediação das obras, da qual irão participar a artista Laura Melo e um consultor de audiodescrição, pessoa cega ou com baixa visão. Este trabalho, de acordo com Vanessa, envolve uma visita prévia da equipe ao espaço expositivo, para conhecer as obras, conversar com a artista e elaborar um roteiro de audiodescrição das imagens. “Criamos um grupo de WhatsApp com pessoas cegas e com baixa visão, por onde divulgamos os eventos. São sempre encontros de muita troca, ampliação de olhares e aprendizados mútuos. Arte e acessibilidade sempre nos mostram que somos seres com experiências inesgotáveis”, destaca Vanessa Marques.

                  A exposição O Peso e o Voo é um projeto incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB Recife.

 

PROGRAMAÇÃO – Exposição O Peso e o Voo

Quinta-feira, 8 de maio, 19h: ABERTURA

Sábado, 17 de maio, a partir das 15h, a performance O Peso e o Voo + modelo vivo com o Grupo Risco! + bate-papo com artistas (acessibilidade em Libras)

Sábado, 24, visita guiada com audiodescrição com a Ferva Acessibilidade

 

SERVIÇO

Exposição: O PESO E O VOO, DE LAURA MELO

Local: Galeria Maumau (R. Nicarágua, 173 - Espinheiro, Recife)

ABERTURA: quinta, 8 de maio, 19h

Entrada gratuita

Mais informações: @opesoeovoo

 

Atividades recentes